domingo, 2 de outubro de 2016

A Consequência Das Nossas Escolhas


Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué 24:14,15) 

No meio filosófico muito se discute se realmente nós temos o poder das escolhas ou não, alguns pensadores entendem que na realidade as nossas escolhas são frutos das influências do meio que nos circunda, na mídia, na família, nas tribos modernas, enfim, nos tornamos frutos do meio, ou no mínimo, somos influenciado pelo mundo a nossa volta. 

Já no circulo religioso, tem aqueles que defendem o livre arbítrio do ser humano, entretanto, a grande maioria entende que Deus já determinou todas as coisas e que na realidade só nos cabe seguir o nosso carma, visto que tudo já está determinado. 

São muitas as posições que se tem a respeito das escolhas, não somente no terreno filosófico ou religioso, vários são os posicionamentos em varias outras áreas do conhecimento humano. 

Não temos a menor pretensão de exaurir esse tema, pois não somos capazes, entretanto gostaríamos apenas de analisar fatos, e fato é que todos os dias temos que decidir sobre algo, quer seja a coisa mais simples tipo; “ que roupa vestirei hoje?” ou um pedido de casamento; “sim ou não”, até mesmo uma proposta para cometer algo ilícito, enfim, todos os dias nos deparamos com as escolhas da vida e elas nos trarão consequência . 

Amanhã dia 02/09/2016, o Brasil irá escolher 5.568 prefeitos e 57.931 Vereadores, e essas escolhas também terão consequências, tudo que colhemos é fruto do que plantamos, sempre teremos diante de nós escolhas e adiante delas, as consequências. 

O texto que lemos, Josué após uma longa jornada no deserto, depois de muitos percalços pelo caminho, ao chegarem na terra que Deus lhes havia prometido, ver o povo deixando de adorar ao Deus verdadeiro, Criador de todas as coisas e se curvarem a ídolos, Josué então dar ao povo a oportunidade da escolha, “escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais;”

Mas, Josué foi enfático na sua posição; "eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Interessante é que, quem conhece a história bíblica sabe que essas escolhas tiveram consequências e também que apenas dizer que escolheu uma coisa e fazer outra diferente, também tem suas consequências. 

Todos os sábados nós estamos aqui no programa, falando pra todos vocês do amor de Jesus para com todos e que é preciso reconhecer esse amor e entregar a sua vida a Ele, para herdar com ele a vida eterna, saiba porém que a sua escolha determinará a sua eternidade, como ou sem Deus, mas, faça isso enquanto você pode escolher, porque chegará um momento em que realmente você não terá mais escolha. 

Que Deus nos abençoe 

Sebastião Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário