segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

As Escolhas da Vida. Onde elas podem nos Levar?


Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo. E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze.(João 6:67 a 71) 


Todos os dias nos encontramos diante das escolhas da vida, a todo momento temos que tomar decisões, algumas bem simples como: "Devo me levantar agora ou ficar mais cinco minutos deitado?" " Vou vestir esta roupa aqui ou aquela?" 
E muitas outras coisas simples que fazemos cotidianamente, mas, também temos que tomar decisões importantes que poderão mudar a nossa vida, tais como: "Que profissão devo seguir?" " Será que está na hora de casar?" 
E outras decisões que não são tão rotineiras e podem determinar muitas coisas em nossa vida, para tanto, se faz necessário reflexões mais demoradas. 

Independente se são decisões muito importantes ou simples coisas do dia a dia, o fato é que a todo momento estamos diante de decisões, decisões essas que precisam do nosso bom senso, pois mesmo as mais simples pode ter consequências grandiosas. 

Neste texto que lemos do evangelho de João, aparecem dois personagens que estiveram em situações semelhantes, no entanto, tomaram decisões totalmente diferentes. 
Pedro que aqui aparece reconhecendo Jesus como filho de Deus e provedor de vida eterna, quando Jesus é preso ele o rejeita diante de todos e nega conhecê-lo. 
Judas Iscariotes também citado no texto, teve a oportunidade, assim como Pedro, de acompanhar Jesus por três anos, viu todas as maravilhas que ele operou, ouviu todos os discursos que ele proferiu, debruçou-se a mesa com o mestre varias vezes, teve a oportunidade de ouvir coisas maravilhosas dos lábios do filho de Deus, e mesmo assim o negou, o traiu e o vendeu. 

Quando ambos caíram em si e viram o que tinham feito, chegou o momento de tomar uma decisão, o que fazer agora? neguei o filho de Deus, o que devo fazer? Judas ruminando sua angustia e remorso, tomou a decisão de tirar a sua vida, mas, Pedro, demonstrando um profundo arrependimento, buscou o perdão de Deus e encontrou, pois a misericórdia de Deus é infinita e o seu amor pela humanidade é imensurável.(Mateus Capítulos 26 e 27) 

Precisamos entender que esse amor sem medida de Deus nos alcançou, não somos melhores que Pedro ou Judas, somos tão pecadores quanto eles, mas, como reagiremos diante dessa realidade fará diferença na nossa eternidade, poderemos reagir como Judas, achando que tudo está perdido e não há mais nada a fazer e acomodar-se com a condenação ou agimos como o apostolo Pedro, que reconheceu a sua situação diante de Deus e com um coração quebrantado, buscou e achou a misericórdia divina. 

Lembre-se que a sua escolha determinará a sua eternidade.

Sebastião Sena(bastiaosena@oi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário