segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Prevenir não é Melhor que Remediar!


Prevenir não é Melhor que Remediar, pelo menos essa parece ser a opinião quase que geral dos políticos brasileiros, todas as pessoas que tenham um mínimo de bom senso, entende que "Prevenir é melhor que Remediar", é sempre melhor tomar medidas preventivas do que sanar uma situação consumada.

Sabemos que nosso digníssimos representantes políticos, todos se acham com muito bom senso, no entanto, esse bom senso se resume aos discursos de campanha, depois de eleitos, perdem totalmente o bom senso, poderíamos abordar vários temas na área social e facilmente constataríamos que eles sempre buscam soluções curativas e nunca preventivas, mas escolhemos abordar apenas um, para não se tornar enfadonho.

Abordaremos um pouco sobre a temática da segurança pública, é claro que não temos capacidade nem competência para exaurirmos esse tema tão complexo, mas gostaríamos de aborda-lo de forma bem simples e pratica.

Estamos vivendo no Brasil uma verdadeira guerra civil entre bandidos e policias, os bandidos cada vez mais organizados, aparelhados, com articulações e planejamentos estratégicos e com um grande trunfo, não precisam se preocupar com a lei e a ordem. Do outro lado temos as policias, que quase sempre não têm os investimentos necessários, com problemas estruturais , logísticos e etc...E é claro são obrigados a cumprir a lei, senão viveríamos uma anarquia.No meio de tudo isso, a população que não sabe para quem apelar, pois os nossos governantes só tomam medidas sarativas e nunca preventivas.

Os bandidos que comandam o crime no Brasil hoje e causam tantos males a sociedade, são frutos de uma lei sarativa, que proíbe os pais de ensinarem a sua profissão aos seus filhos e consequentemente os lança nas ruas com o aval dessa famigerada lei, com um salvo-conduto para roubar, matar, se drogar, se prostituir e tantos outro males e tudo protegido por uma lei que diz que um menor de 18 anos, quando mata, não comete um crime, comete um ato infracional e esse meninos que passaram a vida toda, aprendendo que o crime compensa, como é que vão querer trabalhar depois que atingem a maioridade, se a criminalidade já está impregnada até em seu DNA?

Talvez alguém pode dizer, "falar é fácil, criticar é fácil, mas, fazer o que? Eu digo o que deve ser feito, prevenir, precisamos urgentemente mudar esse tal Estatuto do Menor, que nada mais é do que um manual de formar bandidos e investir em projetos que ajudam na formação das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

Projetos que fazem trabalhos notórios são renegados ao abandono pelos nossos governantes, citaremos pelo menos três projetos importantíssimos da nossa Cidade Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, projetos que conseguem ensinar ética e cidadania a muitas crianças e adolescente, retirando esse jovens dos caminhos tortuosos da criminalidade, no entanto, cada vez menos crianças e jovens participam, simplesmente porque não contam com apoio dos políticos da nossa região e acredito que a história se repete pelo Brasil afora.

Temos aqui em Caicó, dois grupos de Escoteiros, o escotismo é uma entidade mundial que faz um trabalho fantástico, mas sobrevive a duras penas pela abnegação de alguns heróis que se esforçam para passa valores aos menores, mas apoio que é bom! Nada!

Temos os Bombeiros Mirins, outra entidade que goza da confiança da população da cidade e que até algum tempo atrás contou com o apoio do MEIOS(Movimento de Integração e Orientação Social), Uma ONG ligada ao Governo do RN, mas, com a extinção da ONG em 2011 o projeto ficou a própria sorte, sobrevivente pela valentia de alguns militares bombeiros e voluntários que se dedicam para tentar mudar a realidade de algumas poucas crianças que continuam, mesmo sem ter seque uma merenda para oferecer as crianças.

Tínhamos também o patrulheiro mirim, tocado adiante por alguns militares da nossa gloriosa policia militar, mas que infelizmente sem apoio, não foi possível seguir adiante e praticamente nem existe mais.

Já imaginaram se esses projetos recebessem incentivos dos governantes? Com a formação psicossocial que esses meninos e meninas recebem isso seria grandemente ampliado e mais e mais crianças seriam alcançadas e com pouco investimento esses projetos alcançariam todo o nosso Estado e todo o nosso país! Mas, os nossos políticos preferem investir em complexos penitenciários, clinicas de reabilitação e tantas outras coisas remediativas, quando tudo poderia ser evitado com medidas preventivas.

É infelizmente para a classe politica brasileira, prevenir não é melhor do que remediar ! Sabe por que, porque nem dar lucro, nem voto.

Sebastião Sena(bastiaosena@oi.com.br)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário