segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Deus! Pai Misericordioso!


As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;                   ( Lamentações 3:22)

Conta-se que uma velha história de um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço.

Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.

Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estariam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai retiniam-lhes nos ouvidos e ele logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.

Um dia, o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e, dentro do celeiro, ele mesmo fez uma forca e, junto a ela um placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".

Mais tarde, chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse: "Meu filho, eu já estou velho e, quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, mas sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, poderá vender os animais e os bens para sustentar-se e, quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão afastar-se de você. E, quando você não tiver mais nada, vai arrepender-se amargamente de não ter-me dado ouvidos. É por isso que eu construí esta forca: sim, ela é para você e quero que você me prometa que, se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela".

O jovem riu, achou absurdo, mas para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso poderia ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim com se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo. Lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer: "Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os seus conselhos! Mas agora é tarde, é tarde demais".

Pesaroso, o jovem levantou os olhos e avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos, dirigiu-se até lá e viu a forca e a placa empoeirada, e disse: "Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas, pelo menos desta vez, vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não resta mais nada".

Subiu os degraus e colocou a corda no pescoço e disse: "Ah se eu tivesse uma nova chance..". Então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta , mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas e um bilhete que dizia: "Esta é sua nova chance, eu te amo muito. Seu pai".

http://www.sitedopastor.com.br/ilustracoes/a_forca.htm

Vivemos a véspera do dia dos pais, ao pensar sobre isso me lembrei dessa velha história, certamente essa é a história de muitos pais, talvez não com a mesma proporção e intensidade, mas, muitos pais tem dado aos seus filhos uma segunda chance e as vezes até mais.

Todavia hoje eu gostaria de refletir sobre o nosso pai celestial, quantas chances ele nos tem dado e a pergunta que fazemos é: Temos aproveitado as nossas novas chances? Como temos agido, quando recebemos uma nova chance de Deus?

Não sei como aquele jovem agiu na sua segunda chance, mas, gostaria que você refletisse como você tem agido diante das chances que Deus tem te dado todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário