segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ministério da Saúde Garante Acesso ao Diagnóstico do Câncer de Mama (SERÁ MESMO?)


Na ultima quarta-feira (05), foi comemorado o Dia Nacional da Mamografia, o exame é primordial na detecção precoce do câncer de mama e priorizado pelo Ministério da Saúde no Plano de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, lançado em 2011, pela presidenta da república Dilma Rousseff.

A estratégia de prevenção por meio de financiamento, campanhas de conscientização e da qualificação dos serviços de diagnóstico já apresenta crescimento de 30% na realização de mamografias na faixa prioritária - de 50 a 69 anos - na comparação de 2012 com 2010. Esses procedimentos somaram 2,3 milhões, contra 1,7 milhão neste período, no total, o número de exames realizados em todas as faixas etárias em 2012 atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 25,4% em relação a 2010, quando foram feitos 3,5 milhões.


Esses são números fornecidos pelo Ministério da Saúde, a pergunta que fazemos é: SERÀ que realmente são reais ou fictícios? Podemos perguntar também: SERÁ que são suficientes?


Estas perguntas que fazemos é porque se acumulam por todo o Brasil, reclamações de mulheres que ou desconhecem o exame ou as que conhecem, não conseguem marcar com a mesma simplicidade que o governo apresenta, muitas mulheres reclamam que a marcação de uma mamografia pelo SUS, pode demorar até 8 meses, isso para um diagnostico precoce pode ser fatal, além de que muitas pacientes, perdem literalmente a paciência e desistem do exame.


Os médicos alertam que as mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame preventivo do câncer de mama uma vez por ano, o problema é que 44% dos aparelhos de mamografia do país estão concentrados no Sul e no Sudeste, mais de 50% dos cerca de cinco mil municípios brasileiros com até 50 mil habitantes não têm mamógrafos. Esses dados foram revelados por um estudo recente da Sociedade Brasileira de Mastologia , SBM e se agravam com a constatação de que até 67% da população desconhece o valor do exame para o diagnóstico e a cura do câncer de mama.

Um câncer descoberto logo no comecinho tem mais de 90% de chance de cura. Por isso, os médicos recomendam que a mamografia seja feita uma vez por ano a partir dos 40 anos. Ou até antes, se houver um caso de câncer na família, por exemplo. O exame é considerado de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama e, segundo a (SBM), consegue detectar pelo menos 95% dos casos da doença, além de reduzir em até 35% a ocorrência de mortes em mulheres de 39 anos a 69 anos.



Mamografia para todos - Dados do Ministério da Saúde:

Rastreamento Mamográfico no Brasil:

- 4.287 mamógrafos no Brasil
- 2.017 mamógrafos disponíveis para o SUS: 1574 para imagem; 443 com estereotaxia
- Em conjunto, eles teriam capacidade de realizar 13,5 milhões de exames por ano, considerando 25 exames/por mamógrafo/dia
- Mamografias no SUS : cerca de 3,5 milhões por ano.

Cálculo operacional do INCA (de outubro 2013):

- 1 mamógrafo/240 mil habitantes
- Número ideal para cobrir todo o Brasil: cerca de 760
- 85% estão em operação
- 15% não operacionais:
- 111 sem profissional para operação-
- 85 quebrados (sem conserto)
- 27 ainda embalados
- 44% estão na região Sudeste/Sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário