segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Satisfação ou Insatisfação. Qual Delas Predomina na Minha Vida?


Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:10-13)


Já parou para pensar como somos condicionados a sermos insatisfeitos, com a nossa vida, com um bem material, estudo ou mesmo trabalho? Por que que nunca estamos satisfeitos com as nossas conquistas? Por que sempre tem que faltar algo? Um exemplo prático disso podemos ver num aparelho de celular. Compramos ele novo, com seis meses depois sai um outro, mais moderno e perdemos o interesse pelo nosso e começamos a sonhar com outro mais moderno. 

E esse exemplo do insatisfação não ficar apenas com o celular, nos alcança também em outras áreas da vida. Quantas pessoas que lutaram para conseguir um bom emprego, e agora tem, mas não estão satisfeita com ele. Quantos também hoje não estão satisfeito com seu casamento, com sua igreja em resumo com a vida mesmo.

Vemos nesse texto de Paulo ensinamentos que nos ajudar a vencer a insatisfação. Paulo estava preso, tinha tudo para reclamar, mas ele não pronuncia nenhuma insatisfação.


Aprendemos com Paulo o seguinte:


1. Nenhuma insatisfação pode superar a alegria que Senhor nos dar. Paulo diz “Alegrei-me, sobremaneira no Senhor”. Essa alegria do Senhor como diz o salmista é a nossa força.


2. Nenhuma insatisfação resiste à força da união entre as pessoas. Paulo vai afirmar que os irmãos Filipenses havia renovado o cuidado por Paulo. A satisfação de Paulo que ele sente e vivenciada na união desses irmãos que não desampararam nessa fase difícil da vida. Nunca estamos sozinhos sempre existirão pessoas amigas enviadas por Deus para nos ajudar.


3. A satisfação é alcançada quando aprendemos a viver em qualquer estado seja de prosperidade ou de falta dela. Paulo diz no texto que ela sabia esta bem tanto na pobreza, na humilhação, na honra, na fome ou na abundância de alimento. Ele mesmo entra ocasião vai nos aconselhar, a dar graça por tudo.


4. A satisfação é alcançada porque Jesus nos fortalece nos momentos críticos de nossa vida. Paulo estava preso, mas ele afirma “Tudo posso naquele que me fortalece” ou numa tradução mais fiel ao grego “Posso passar por todas essas coisas naquele que me fortalece”.


Deus te abençoe e lembre-se temos sempre motivos para viver uma vida com satisfação.

Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário