segunda-feira, 15 de julho de 2013

Você é um ser Humano Carente?


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(João 14:6)


Quando falamos de carência humana, logo nos vem a ideia de pessoas muito pobres, moradores de ruas, abrigos, asilos, pessoas "zumbizadas" nas cracolândias e tantas outras coisas semelhantes. Sabemos que estas carências são importantes e precisam ser enfrentadas, quer seja pelos governos ou mesmo por cada um de nós, mas, o que queremos abordar é algo que vai bem além de todas essas carências materiais que presenciamos no nosso dia a dia

Queremos falar da carência existencial do ser humano, algo que faz com que o ser humano se sinta incompleto, e isso independe de sua situação financeira ou social. Quantas vezes ouvimos ou mesmo conhecíamos pessoas que materialmente falando tinham tudo, entretanto, puseram ou tentaram pôr fim a sua própria vida? Vida que muitos acham que se tivessem a vida dele seriam completos, e nem sempre isso acontece.

Fico imaginando uma árvore, muito bonita e frondosa, de repente, um dos seus galhos é cortado, a tendencia daquele galho, separado da árvore, certamente é murchar e morrer. Se aquele galho, assim como acontecem nos contos, pudesse pensar e agir, certamente ele desejaria muito voltar a ser enxertado na bela árvore e assim usufruir dos seus nutrientes e tenho certeza de que enquanto ele não realizasse o seu desejo, aquele galho não se sentiria completo.

Essa pequena ilustração nos mostra a nossa posição diante de Deus, o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, gozava de uma perfeita comunhão com o seu criador, mas, a desobediência, tirou a ser humano do seu habitat natural, para o qual ele foi criado e assim cortado da comunhão com o Todo Poderoso estava condenado a murchar e morrer, assim como aquele galho. 
Essa é a razão pela qual todo ser humano se sente incompleto, sente que algo lhe falta, muitos buscam completar essa carência existencial com os prazeres da vida, drogas, satisfazendo todos os seus egos e tantas outras manifestações carnais, mas nenhuma delas satisfaz completamente o ser humano, outros até buscam na religiosidade, na dedicação aos outros e muitas outras formas de altruísmo, mas isto também não completa o ser humano.

O texto acima do evangelho de João 14:6, deixa bem claro que só através de Jesus Cristo o filho de Deus, poderemos novamente ser enxertado na árvore da vida, essa certamente é a maior carência humana, as outras todas são efêmeras, passageiras, mas, quando somos novamente enxertados em Deus, verdadeiramente nos sentimos completos. Você quer ser completo? Creia que Jesus é o caminho a verdade e a vida e que só poderá ser enxertado em Deus através de Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe.

Sebastião Sena(bastiaosena@oi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário