segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quem tem bom Coração combate a Hipertensão


O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial foi lembrado nesta sexta-feira, dia 26 de abril. Para reforçar a data, o Ministério da Saúde faz um alerta sobre o alto percentual de hipertensos no Brasil: 22% da população adulta no país tem a doença, sem contar que as crianças e adolescentes já começam a preocupar as autoridades de saúde, pelo crescimento de casos em crianças e adolescente apresentado, principalmente por hábitos sedentários.

Os temas que serão divulgados na campanha deste ano são:


1 - QUEM TEM BOM CORAÇÃO COMBATE A HIPERTENSÃO – EU SOU 12 POR 8.
2 - MENOS PRESSÃO.


Muitos Embaixadores (personalidades) têm aderido à causa, emprestando seu carisma e seu prestígio para alertar a população sobre os benefícios da prevenção e controle da hipertensão: Lázaro Ramos, Carolina Ferraz, Letícia Sabatella, Guilhermina Guinle, Ney Matogrosso, Samuel Rosa, Humberto Gesinger, Ricardo Amorim, Lucas Mendes, Sarah Oliveira, MV Bill, entre outros.

A hipertensão arterial pode provocar o desenvolvimento de infarto e derrame, para prevenir a doença, a diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que a melhor receita é manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência.


Reduzir o sódio nos alimentos está entre as recomendações do Governo Federal para prevenir e combater a hipertensão arterial, no ano passado, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação fizeram um acordo para reduzir o sódio em vários produtos como temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais.

Outra iniciativa do Ministério da Saúde para combater a hipertensão arterial foi a criação do programa Academias da Saúde, o objetivo é incentivar o desenvolvimento de espaços adequados para a prática de atividades físicas em todo o Brasil, atualmente, 2.800 municípios já receberam investimentos para a construção das academias nas cidades, a meta é até 2014 implantar quatro mil unidades em todo o País.


Aproveitamos a oportunidade e solicitamos as autoridade de nossa querida Caicó para se esforçarem e conseguirem essas academias de saúde para nossa cidade, visto que, muitas cidades do nosso estado já foram contemplados, acredito que por mobilidade das autoridades constituídas, esperamos que as nossas se mobilizem e consigam trazer Academias de Saúde para a nossa população, principalmente aqueles que desejam uma pratica esportiva gratuita e ao ar livre.
Na Ilha seria um bom lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário