segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

30 Anos da PIB em Caicó


A Primeira Igreja Batista da Convenção em Caico celebra os seus trinta anos de bençãos na presença de Deus, relembrando todas as pessoas que fizeram parte desta história, os pastores e suas famílias, irmãos que residiram temporariamente em Caicó, especialmente militares do Exercito Brasileiro(foram muitos) e outros que aqui tiveram um encontro com Cristo, mas, pelas circunstâncias da vida, tiveram que ir para outros campos, e sempre levando a PIB de Caicó em seus corações, e assim, podemos dizer que temos pedacinhos da PIB de Caicó, espalhados pelo mundo e é claro os que aqui permanecem.
Pr.Edmilson Lemos e Esposa
Chaguinha do Sax, cantor convidado para o aniversário

BREVE HISTÓRICO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CAICÓ

O trabalho batista na cidade de Caicó iniciou com o pastor Rui Barbosa missionário da Junta Missões Nacionais enviado para plantar uma igreja na cidade. O pastor Rui Barbosa esteve plantando a semente do evangelho durante um ano, quando foi transferido pela Junta de Missões Nacionais para outro campo. Com a chegada do pastor Exéquias Cerqueira Santos em Caicó o trabalho batista começa a dar os seus primeiros frutos, sendo necessário procurar um local para os encontros regulares da igreja.
A Primeira Igreja Batista de Caicó foi organizada no dia 18 de fevereiro de 1983, pelo pastor Exéquias Cerqueira Santos com 37 membros. O concílio para organização da igreja era formando pelo presidente, pastor Exéquias Cerqueira Santos; secretário, pastor Enoque Barbosa da Silva e o examinador pastor Evilázio Resende Ivo.  Na ocasião estavam presentes onze pastores da região e treze igrejas representadas. Com o parece favorável do concílio seguiu o culto onde o orador foi o pastor Otoniel Marques; A leitura do pacto das igrejas batista o pastor Antônio Martins da Silva. E a entrega da bíblia ficou encarregado ao pastor José Ribamar de Miranda e em seguida o pastor Antônio Teixeira fez a oração consagratória.
Após três anos e cinco meses o pastor Exéquias Cerqueira Santos passa o pastorado da igreja ao pastor Manoel Messias Alencar Rangel. O pastoreado do pastor Manoel Messias Alencar Rangel encerrou-se depois de um ano e dezenove dias, depois de aceitar o convite da igreja Batista no estado de Tocantins.
No dia quatro de dezembro de mil novecentos e oitenta e sete a igreja convida o pastor José Ribamar de Miranda para ser o seu pastor. É no pastorado do pastor Ribamar onde a igreja conseguiu construir o seu templo em um terreno amplo no bairro Paraíba adquirido ainda pelo Pastor Exéquias. O pastor Ribamar esteve no pastorado da igreja por onze anos saindo para assumir o pastorado da Igreja Batista de Macaíba.
Com a saída do pastor José Ribamar a igreja convida o pastor Juarez Nobre dos Santos para pastorear a igreja. No pastorado do pastor Juarez Nobre é construída a casa pastoral, prédio de educação e também o templo sofre uma reforma deixando no atual aspecto. Além de vitórias na estrutura física a igreja também organizou uma igreja na cidade de Timbaúba dos Batistas. Após treze anos na igreja o pastor Juarez Nobres dos Santos sentiu o desejo de deixar o pastorado por achar que havia feito tudo o que Deus lhe tinha colocando no coração.
Com saída então do pastor Juarez Nobres dos Santos a igreja convida o pastor Fábio Guilhermino da Silva, pernambucano para assumir o pastorado da Primeira Igreja Batista de Caicó. No dia sete de julho de dois mil e doze aconteceu à posse do pastor Fábio Guilhermino. O pastor Fábio Guilhermino da Silva é bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil de Recife, PE. Casado com Crisnayane Tavares Costa da Silva há quatro anos e dois meses e pai da pequena Pérola Vitória Tavares Costa da Silva de um ano e quatro meses.        

Um comentário: