quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

REMOVENDO AS MÁSCARAS


Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 

(2 Coríntios 3:12-18)

INTRODUÇÃO

Algumas dessas pessoas escondem-se atrás das máscaras; outras se revelam por meio delas. Uma máscara é tudo aquilo que esconde ou encobre a nossa verdadeira identidade. É importante ressaltar que existem máscaras tangíveis e intangíveis; algumas cobrem o rosto; outras tentam disfarçar as atitudes da alma.
http://www.cadecristo.com.br/removendo-as-mascaras-mensagem-de-exortacao-e-edificacao/
De certo modo todos nós usamos máscaras. Aquele que diz que nunca usou uma máscara, possivelmente esteja acabando de afivelar uma no rosto, a máscara da mentira. O problema das máscaras é que elas proclamam uma mentira ou escondem uma verdade. Quando usamos máscaras, as pessoas passam a amar não quem nós somos, mas quem nós aparentamos ser. As máscaras também não são seguras. Por melhor que nós as afivelemos, elas podem cair nas horas mais impróprias e nos deixar em situação de total constrangimento.
http://pedagogacidaugusto.blogspot.com.br/2012/06/removendo-as-mascaras.html

Eu conheço uma história muito interessante, que um advogado depois de se formar montou o seu lindo escritório, como moveis requintados, equipamentos modernos. Todos os dias com seu terno bonito bem passado com seu sapato de cromo alemão, trajando uma bolsa de couro se dirigiu ao seu escritório. Ele tinha um pequeno problema é bem verdade, ele ainda não tinha sequer um cliente.
Até um dia que ele ver se aproximando do seu escritório o primeiro cliente. Imediatamente ele pega o telefone e começa a desenvolve uma conversa animada como se tivesse fechando um grande negócio envolvendo muito dinheiro. E o seu cliente esta em sua frente esperando para ser atendido.
Depois dessa conversa tão animada demonstrando está cuidando de um grande negócio envolvendo muito dinheiro, aquele advogado botou o telefone no gancho. E o cliente ai a frente surpreso e estupefato. E quando advogado disse estou pronto para atender o senhor. Este homem disse eu sou o funcionário da telefônica eu vim aqui ligar o seu telefone, pois, ele ainda não esta ligado. A máscara caiu numa hora muito inconveniente. Usar máscaras não é muito seguro.

Quero mencionar aqui apenas uma de muitas máscaras que ainda é usada hoje.

A máscara da piedade
O apóstolo Paulo, ensinando sobre a doutrina da Nova Aliança, diz que podemos ser ousados em vez de agir como Moisés que pôs um véu sobre a face para que as pessoas não atentassem para a glória desvanecente em seu rosto. Quando Moisés subiu o Monte Sinai para receber as Tábuas da Lei, ao regressar, seu rosto brilhava. As pessoas não podiam olhar para ele. Então, ele colocou um véu em sua face para que as pessoas pudessem se aproximar e falar com ele. Mas houve um momento em que Moisés percebeu que a glória estava acabando. Ele não precisava mais do véu, porém, ele continuou com o véu, porque não queria que as pessoas soubessem que sua glória era desvanecente.
Muitas vezes, somos parecidos com Moisés. Tentamos impressionar as pessoas com uma espiritualidade que não temos. Aparentamos ser mais crentes, mais piedosos do que na verdade somos. 

Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário