domingo, 28 de outubro de 2012

Porque Precisamos passar pelo Fogo?



E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.(Romanos 12:2)

Dizem que"Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre." Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais  quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que esta sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem  aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá(torreiro), que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas  pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. 

No  entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras, a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

( Extraído do livro "O amor que acende a lua", de Rubem Alves).

Esta ilustração nós ensina muito sobre os embates do dia a dia, muitas vezes nós desesperamos diante das barreiras que se levantam contra nos, mas, quando eu lia esta ilustração pela primeira vez, me veio a mente este versículo de Romanos 12, onde o apostolo Paulo nos adverte a respeito da necessidade de transformação na vida daqueles que se dispões a seguir a Jesus, e nos sabemos que as mudanças e transformações, sempre são dolorosas e demandam tempo para uma total adaptação, contudo, a recompensa e bem satisfatória, Paulo diz que experimentaremos qual é a boa agradável e perfeita vontade de Deus.

Acompanhamos todos os dias as pessoas na televisão e outros meios de comunicação, anunciando um evangelho fantasioso, um evangelho sem lutas, sem dificuldades, sem dores, sem problemas, sem Fogo, como nós diz a ilustração acima apresentada.

Tudo é um mar de rosas, carrões, mansões, glamour e só vitória, sem nenhuma transformação, sem fogo, ou com a casca tão dura que nunca deixa de ser torreiro e jamais experimentará a alegria de ser uma feliz e nutritiva pipoca, capaz de alegrar as vidas.

Pense nisso e deixe Jesus Cristo realmente transformar a sua vida, ao decidir segui-lo como senhor e salvador de sua vida, saberá que muito fogo vai se levantar contra você, verdadeiras fornalhas ardentes podem tentar te destruir, mas, se você confiar no Deus que tudo pode, certamente ele entrará na fornalha com você e este fogo vai transforma-lo em um verdadeiro adorador, que é isto que ele está procurando.


Que Deus nós abençoe.
Sebastião Sena(bastiaosena@oi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário