segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PORQUE EU EXISTO?



Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas;glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Romanos 11:36


INTRODUÇÃO
Qual a razão de você existir? Já se fez essa pergunta algum dia de sua vida? Tudo que Deus criou, o universo e também incluindo você foi para demonstrar a glória de Dele. Ou seja, tudo foi criado para dar glórias a Deus. Se não fosse a glória de Deus nada existiria.

O que é a Glória de Deus? A glória de Deus é o que Ele é. É a essência de sua natureza, o peso de sua importância, a demonstração do seu poder. A glória de Deus é a expressão de sua bondade e todas as suas qualidades.
A glória de Deus está em todos os lugares. Desde a menor forma de vida microscopia até a Via-Láctea. “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Salmos 19:1).

Ao longo da historia Deus tem revelado a sua glória para as pessoas em diferentes ambientes. Ele revelou inicialmente no jardim do Éden, depois disso a Moisés no Tabernáculo, no Templo através de Jesus e agora por intermédio da igreja. A glória de Deus é descrito como fogo consumidor “E o parecer da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.” (Ex 24:17). Lá no céu a glória de Deus vai fornecer toda luz e calor necessário para vida, “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” (Apc. 21:23).

A glória de Deus é bem observada através de Jesus Cristo. Jesus sendo a luz do mundo esclarece a natureza de Deus “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12).
Em todo o universo apenas duas das criações de Deus falharam em glórificá-lo: os anjos caídos (demônios) e nós (pessoas). Recusar a da glória a Deus é rebelião e arrogância, esse foi o pecado que causou a queda de satanás. O ser humano hoje tem uma dificuldade por causa do pecado de glorificar a Deus, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm 8:28).
Nenhum de nós tem dado toda glória que ele merece em nossa vida esse é o pior pecado, e o maior engano que podemos cometer.    

ENTÃO COMO PODEMOS GLORIFICAR A DEUS?

Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.” (João 17:4). Jesus glorificou a Deus cumprido o seu propósito aqui na terra. Qualquer coisa da criação glorifica a Deus quando cumprir o seu propósito. Os pássaros glorificam a Deus ao voar. Mesmo uma humilde formiga dar glória a Deus quando cumprir o seu papel de formiga. Deus fez as formigas para serem formigas, e fez você para ser você.

1. Damos glória a Deus ao adorá-lo.
 Adorar é o nosso primeiro dever para com Deus, e nós o adoramos ao apreciá-lo, “Ao nos orientar para adorá-lo Deus está nos convidando para apreciá-lo.” (C.S Lewis). Deus deseja que nossa adoração seja motivada por amor, ação de graças e alegria e não por imposição. “Quando estamos mais satisfeito em Deus, ele é mais glorificado em nós” (John Piper). Adoração é um estilo de vida.

2. Damos Glória a Deus ao amar outros Crentes
Quando nasceu de novo você se tornou parte da família de Deus. Seguir a Cristo não é apenas uma questão de acreditar, mas também inclui pertencer e aprender amar a família de Deus, “Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.” (Rm 15:7); “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13:34-35).

3. Damos glória a Deus ao nos tornar como Cristo.
Uma vez que tenhamos nascido na família de Deus, ele quer que prossigamos crescendo até a maturidade espiritual. E o que seria isso? Maturidade espiritual é nos tornar como Jesus na forma de pensar, de sentir e de agir. “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2 Cor 3:18).

4. Damos gloria a Deus servindo a outras pessoas com nossos dons.
Cada um de nós foi exclusivamente planejado por Deus com talentos, dons, capacidades e habilidades. O modo que você se relaciona com outros não é um acidente Deus não te deu suas habilidades para propósitos egoístas. “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence à glória e poder para todo o sempre. Amém.” (1 Pedro 4;10-11).

5. Damos glória a Deus falando dele às outras pessoas.
Deus não quer que seu amor permaneça em segredo. Uma vez que tenhamos conhecidos ele espera que o partilhemos com os outros. “Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.” (2 Co 4:15).

CONCLUSÃO

Viver o resto de sua vida para glória de Deus exigirá uma mudança em suas prioridades, agendas relacionamento e tudo mais. E algumas vezes, significa pegar o caminho mais difícil em vez do mais fácil. Nesse exato momento Deus está convidando você para glorificá-lo.

Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário