segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O QUE FAZ DEUS SORRIR



E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Gênesis 6:5-8 


Você tem feito Deus sorrir ultimamente? O sorriso de Deus é o objetivo para a nossa vida. Uma vez que agradar a Deus é o seu principal objetivo, você tem que descobrir como fazer isso, “aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.” (Ef. 5:10). A Bíblia dá um exemplo claro de uma vida que agrada a Deus, seu nome é era Noé.
Na época de Noé, todo mundo estava moralmente arruinado. Todo mundo viviam para o seu prazer não para o de Deus. Deus não conseguiu acha ninguém sobre a terra interessado em agradá-lo. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la. Mas houve um homem que fez Deus sorrir. Noé dava alegria ao Senhor, “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” (Gn 6:8) Em outras palavras podemos dizer que Deus disse: “Esse sujeito me agrada. Ele me faz sorrir.” Porque Noé agradou a Deus a ponto de fazê-lo sorrir?

1. Deus sorri quando o amamos acima de tudo. Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais amava. A bíblia diz que Noé andava com Deus (Gn 6:9), durante toda a sua vida. Deus criou você para amá-lo e deseja que você também o ame, “Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.” (Os 6:6 NVI). Certa vez Jesus falou sobre esse desejo de Deus, “Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.” (Mt. 22:37 NVI).

2. Deus sorrir quando confiamos nele completamente. A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus foi fato de ele ter confiado em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido. “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hb 11:7).
Havia três problemas que poderiam ter despertado dúvidas em Noé. . Noé jamais havia visto tanta chuva como Deus havia dito que ia cair. Noé viva a centenas de quilômetro do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer o barco tão grande, como faria para colocá-lo na água? Havia o problema de reunir todos os animais e depois tomar conta deles. Mas Noé não reclamou não deu desculpas, confiou em Deus completamente e o fez sorrir.

Em qual área de sua vida você precisa confiar em Deus completamente?

3. Deus sorrir quando lhe obedecemos incondicionalmente. Salvar a população animal do mundo inteiro de uma inundação exigiu enorme cuidado com a logística e com os detalhes. Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus. A Bíblia diz “Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gn 6:22). Ele obedeceu a Deus incondicionalmente, isso significa fazer qualquer coisa que Deus lhe pedir, sem duvidar e hesitar.

Deus não lhe deve explicação ou motivo para tudo que ele lhe manda fazer. A compreensão pode esperar, mas a obediência não. “Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e eu o guardarei até o fim.” (Sl 119:33).

Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário