segunda-feira, 30 de julho de 2012

Educação e Vigilância Sanitária, é hora de prevenção




O programa Meu Nordeste para Cristo, teve a honra de receber no último sábado dia 28 de Julho de 2012 a visita de uma equipe de educadoras da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte, a equipe estava formada pela Dra. Vitória Régia Cunha, chefe de setor do Serviço de Saúde. Dra. Dalva Lucia Silva Cardoso de Moura, que é Odontóloga e responsável  pelo setor de Educação da Vigilância Sanitária do RN, também esteve abrilhantando o programa a Química Joana Darc Oliveira, ela que é técnica do setor de Educação.
Dra.Dalva com os Bombeiros Mirins em Natal
  
Mas, afinal o que é Vigilância Sanitária? Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

A equipe de Educação da Vigilância Sanitária tem a responsabilidade de ensinar as pessoas como se prevenir e cuidar de sua saúde, para tanto, estão se mobilizando e levando os esclarecimentos a população em todos os lugares possíveis, Escolas, Igrejas, projetos Sociais, nas feiras, nas rádios, enfim, onde tiver um espaço a equipe não mede esforços para esclarecer a população
Durante o programa, ouvintes ligaram e suas perguntas foram respondidas, a equipe também falou de alguns assuntos que estão muito em evidencia na mídia, como a questão das academias de musculação, mostrando que na busca de um "corpo perfeito", muitos correm para as academias, que muitas vezes não tem profissionais capacitados para instruir os alunos na maneira correta de desenvolver as atividades e isso acaba prejudicando e causando males as vezes irreversível.

Muitos outros assuntos foram apresentados, infelizmente pelo curto tempo, de forma rápida, porém, a Dra. Dalva esclareceu que se a população desejar maiores esclarecimentos ou mesmo sentir-se desejoso de fazer alguma denuncia poderá procurar a Vigilância Sanitária de sua região, no caso de nossa cidade Caicó, o setor de Vigilância Sanitária está situado na IV URSAP - Unidade Regional de Saúde Pública, Núcleo de Vigilância Sanitária, Responsável: Jalma Araújo Costa ( jalmacosta@rn.gov.br ), localizada na Praça D. José Delgado, S/N - Paraíba, (84) 3421-6108, Fax: 3421-6110.(E-mail: 4ursap@rn.gov.br,  nuvisacaico@rn.gov.br)

Sebastião Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário