segunda-feira, 14 de maio de 2012

Anvisa determina apreensão e inutilização do medicamento Desobesi-M


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a apreensão e inutilização, em todo o país, dos lotes do medicamento Desobesi-M.
O registro do produto já havia sido cancelado pela Anvisa em dezembro de 2011. Entretanto, foram identificadas amostras falsificadas de alguns lotes o que levou a agência a publicar uma resolução determinando a inutilização de todos os produtos encontrados.

A medida vale a partir de hoje 14/05/2012. A detentora do registro era a empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A.
O produto era indicado no tratamento da obesidade e é contra-indicado a pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo hipertensão, e a pacientes com hipertireoidismo e glaucoma.
De acordo com a bula, o medicamento afeta o sistema nervoso central, podendo causar “vertigem, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dor de cabeça”.
O cancelamento do registro foi baseado em outras medidas, já adotadas pela Anvisa, em relação a medicamentos que causam dependência psíquica, compostos pelas substâncias anfepramona, femproporex e mazindol.
É incrível como a vida humana é desvalorizada em nossos dias, para se obter lucros assombrosos, as pessoas esquecem que o maior valor que nós temos é a nossa vida, é cada vez mais comum acompanharmos noticias como estas de medicamentos que deveriam ser fabricados para beneficiar o ser humano, contudo, tem servido para acelerar a morte das pessoas, como se não bastasse o marketing das campanhas publicitárias para vender seus medicamentos "milagrosos", ainda temos que conviver com a falsificação de medicamentos, que certamente é um dos crimes mais hediondos, matando pessoas que tomam o medicamento acreditando na sua eficácia e na realidade esta apenas se utilizando de um placebo.
Sebastião Sena (bastiaosena@oi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário