terça-feira, 16 de agosto de 2011

Deus, o Pai

Você conhece Deus o Pai? Já percebeu que todos nós sentimos necessidade de alguém mais poderoso que nós mesmos?
Cansado de cultuar o próprio eu, muitos hoje estão procurando algo melhor, algo que produza maior satisfação, maior felicidade, e isto se traduz em conhecer a Deus.
Felizmente, Deus quer que o conheçamos, e por esta razão se revela de muitas maneiras: Na natureza, na Bíblia, em seu filho Jesus Cristo e podemos até conhecê-lo através de revelações sobrenaturais.
A Bíblia não faz tentativas diretas de provar a existência de Deus, ela parte desse pressuposto, as primeiras palavras bíblicas, "No princípio criou Deus os céus e a terra" Gên 1:1, revelam muito sobre Deus.
Antes que o mundo existisse, ele já existia. ele é o criador e a fonte de toda matéria e vida, entretanto, há muita coisa sobre a natueza essencial de Deus que desconhecemos.
Muitas vezes nós perguntamos sobre a natureza de seu ser, e como ele pode ser eterno, infinito e onipresente.
Mas, até certo ponto, sua natureza pode ser compreendida através da maneira como ele nos trata, bem como por aquilo que nos diz a seu respeito.
Sua garantia de amor eterno é fundamental para a revelação de si mesmo, o novo testamento retrata a Deus especialmente como nosso amoroso pai celestial. (Mat 5:45)
Através da adoção feita por Cristo, tornamo-nos Seus filhos e filhas. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." João 1:12 e 14.
 Deus, nosso pai celestial não é simplesmente uma espécie de força impessoal.
A afirmação feita por Cristo à uma mulher junto ao poço de Sicar, de que "Deus é Espírito" (João 4:24), não tinha por objetivo indicar que Deus é sem forma ou sem centro de existência ou atividade.
A natureza do Deus infinito é incomparavelmente superior a dos seres humanos finitos, e não deve ser confundida com a nossa natureza.
Ele é sobrenatural e exaltado, acima de nossa capacidade de compreensão, ele existe num plano ou dimensão que é incomparável para nós.
No entanto, o conceito hebraico de espírito é mais concreto do que abstrato, Deus ocupa espaço, embora não possa ser visto por seres humanos.
Fomos formados à sua imagem (Gên 1:27), indicando que Ele possui forma específica. Por toda a Bíblia Deus é abordado como pessoa.
Embora os termos utilizados nas Escrituras para descrevê-lo sejam sem dúvida selecionados, a fim de serem facilmente entendidos pelos seres humanos, eles o retratam como pessoa, ele fala, ouve, vê, escreve, ele lamenta, ee entristece, e sente ira e alegria.
Ele tem vontade (Sal 40:8), julga ( Rom 2:16; Sal 7.11), perdoa (Isaías 55:7)), e guarda segredos (Deut 29:29), no entanto, ele está acima de todos, criou a todos, e mantém a todos.
Ele é onipotente (Apc 19:6), alto e santo (Isa 57:15), onisciente (I João 3:20), possui infinita sabedoria (Efés 1.8), é eterno, imortal (I Tim 1:17), onipresente (Sal 139:7; Jer 23:24) - e livre de todas as limitações de espaço e tempo em suas atividades.
Além disso, Deus é o centro auto determindor e controlador do que está acontecendo no universo, ele concede propósitos e trabalha para que seus propósitos sejam executados.
Apesar de todas as artimanhas de satanás, Deus está trabalhando para cumprir seu propósito de nos salvar.
As qualidades e poderes revelados em Deus o Filho e em Deus o Espírito Santo também nos mostram como é o Pai.
Que em nossos lábios haja muita reverêcia quando falarmos de Deus, e que este Deus maravilhoso nos cubra com suas ricas e abundantes bênçãos, pois Ele é o nosso Pai. 
 Pr. Neumoel Stina
Baseado em: http://www.jesusvoltara.com.br/sermoes/sermao57.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário