segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ministro Alexandre Padilha lança Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou, neste sábado 18/06/2011, às 8h, em São Paulo, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, os postos de saúde de todo o país forão abertos no Dia D de mobilização da primeira etapa da campanha.
Todas as crianças de 0 até 5 anos devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil, a meta é vacinar pelo menos 95% de um total de 14.148.182 de meninos e meninas dessa faixa etária, na segunda fase da campanha, no dia 13 de agosto, as crianças devem novamente tomar a vacina.
No lançamento da campanha, quem deu o exemplo a mães, pais e responsáveis de todo o país foi a modelo Isabeli Fontana, o seu filho caçula, Lucas, de 4 anos, tomou as duas gotinhas da vacina na Unidade Básica de Saúde Parque Regina, no bairro Campo Limpo, onde esteve o ministro Padilha. 
“A participação de todos é fundamental para mantermos o país livre da paralisia infantil, o Brasil não registra casos da doença há 20 anos, mas é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus circula em outros países”, destacou o ministro Padilha.                                       
A convocação dos pais e dos responsáveis para levar as crianças aos postos de vacinação começou no último domingo, por meio da campanha publicitária veiculada nos principais meios de comunicação do país.
CAMPANHA – O Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões na compra e distribuição das vacinas a serem usadas nas duas etapas da campanha nacional, além disso, transferiu R$ 20,2 milhões às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para organizarem a campanha, foram enviadas 21.665.465 doses para todos os estados e o Distrito Federal.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave, na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores, o último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba.                                                                                                                                           
 Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença, de acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Em Caicó
Seguindo o exemplo de todo o país, a secretária de saúde de Caicó também lançou neste sábado (18) a campanha de vacinação contra poliomielite, a abertura foi realizada as 08:00 horas da manhã na Unidade de Saúde Santa Costa, no bairro Paraíba, a solenidade contou com a presença do prefeito Bibi Costa, a secretária de saúde Lúcia Batista de Araújo, representação do 1ºBec, representantes da imprensa, além de outros representantes do setor de saúde e é claro, contou com a presença da população do bairro Paraíba.
Prefeito Bibi Costa
Secretária de Saúde Lúcia Batista
Toda a solenidade foi orientada pela coordenadora de promoções à saúde Josilene Maria dos Santos, que também contou com a apresentação do grupo de teatro Arte e Vida, as atividades continuaram durante todo o dia nos postos de saúde dos bairros de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário