quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Justiça de Deus

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (MT 5:20)
Para entender a declaração de Jesus, precisamos relembrar o que Jesus disse a Nicodemos “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” ( Jo 3:3 ).
Os fariseus eram referência moral, ética e religiosa para o povo de Israel na época de Jesus, as pessoas viam os fariseus como pessoas, apesar e que hoje a palavra fariseu é utilizada de modo pejorativo, sinônimo de hipocrisia, mas naquela época , nomeava um grupo específico de seguidores do judaísmo, o farisaísmo era uma das mais severas seitas do judaísmo e seus seguidores lideravam um movimento para trazer o povo a ‘submeter-se’ à lei de Deus, eles eram extremamente legalistas, formalistas e tradicionalistas.
A afirmação de Jesus, demonstra que, tanto a multidão julgada como maldita pelos fariseus quanto os próprios fariseus não podiam entrar no reino dos céus, ele mostrou a necessidade do novo nascimento porque o primeiro homem pecou ( Is 43:27 , desde a queda de Adão todos os homens são formados em iniqüidade e concebidos em pecado ( Sl 51:5).
Somente quando o homem morre com Cristo é que se dá a justiça de Deus, somente após o velho homem ser crucificado com Cristo, Deus trás a existência o novo homem, gerado em verdadeira justiça e santidade, após o corpo do pecado ser desfeito ( Cl 2:11 ), e sepultado com Cristo ( Cl 2:12 ), o homem é vivificado com Cristo ( Cl 2:13 ).
Através de Jesus o homem recebe um novo coração e um novo espírito, Deus não somente declara o homem justo, antes ele cria o novo homem segundo a sua justiça, e o novo homem é declarado justo.
A justiça que vem do alto é imputada por meio da fé em Cristo ( Rm 10:6 ), ela vem do alto porque não se vincula a elementos humanos tais como comportamento, moral, caráter, sacrifícios, religiosidade, etc.Conclui-se que a justiça que ultrapassa a dos escribas e fariseus decorre do novo nascimento.
Baseado em: http://www.bibliacomentada.net/?p=86

Nenhum comentário:

Postar um comentário