segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia Internacional de combate às Drogas - 26 de Junho de 2011: Uma Questão de Saúde Pública


Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. É necessário que se reflita cada vez mais sobre este problema que afeta tantos indivíduos, constituindo-se em um grave problema de saúde pública.
 De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas contra a Droga, não existe um número preciso de usuários de drogas, em especial o crack no Brasil. Segundo números apresentados a partir de dados do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INGE) existem mais de 1 milhão de usuários.
Entretanto, é importante lembrar que o crack, apesar de ser muito agressivo, não é a única droga a causar dependência. Pode-se destacar ainda a maconha, cocaína, o álcool - que apesar de liberado traz tantos danos colaterais quanto às drogas ilícitas.
Hoje o alcoolismo é a 5ª maior doença incapacitante no mundo. São acidentes, perdas afetivas, financeiras, morais, físicas etc. A maconha, que algumas pessoas acreditam ser uma “droga leve”, produz alterações da percepção, causa delírios, euforia, confusão mental, entre outras.
É necessário que haja um trabalho mais profundo em relação à prevenção e ao tratamento dos dependentes de drogas, que não são criminosos e sim doentes. O acompanhamento clínico multidisciplinar e o apoio da família são muito importantes para a recuperação do usuário de drogas e a  desintoxicação depende de indivíduo para individuo, de tempo de uso e qualidade da droga consumida.
 Pauta Brasil de Combate às Drogas entregou no ultimo dia 14/062011, seu documento oficial ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A Pauta Brasil de Combate às Drogas reúne um grupo técnico de parlamentares, especialistas, representantes de comunidades terapêuticas, representantes da Polícia Federal e da sociedade civil em torno de uma causa urgente: a criação de uma política nacional eficiente de prevenção, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos.
O 2º vice-presidente da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), um dos criadores da Pauta Brasil, disse que o documento contém sugestões emergenciais e concretas para melhorar no curto e médio prazo a prevenção, o tratamento dos dependentes químicos e a repressão ao tráfico de drogas.
“Isso inclui a mudança do modelo de gestão dos recursos federais disponíveis para o combate às drogas, alteração na legislação, garantia de recursos no Orçamento da União, fortalecimento da rede para atendimento e reinserção social de dependentes, investimento e reorganização das estratégias policiais, especialmente nas fronteiras”, disse o deputado pernambucano.
Só esperamos que estas medidas profiláticas e curativas com relação a questão das drogas, possam chegar a nossa região do seridó, porque por enquanto, nos só temos as medidas repressivas, realizadas pela policia militar e civil, dentro das suas limitadas condições de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário