segunda-feira, 14 de março de 2011

Evangelho X Fábulas

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
(II Tim.4:3,4)
O termo “fábulas” aqui apresentado no texto de Timóteo vem da palavra grega mýthos. (História falsa, ficção, mito, invenção, falsidade).

Mýthos é o contrário de alétheia, “verdade”, significando a essência manifesta, verídica, dum assunto, em Gálatas 2:5, “a verdade das boas novas” contrasta o ensino verdadeiro do evangelho com as deturpações dele. 
 Os apóstolos advertiram os cristãos contra o perigo de ser desviado da verdade para histórias falsas, visto que estas não tinham nenhuma base em fatos, mas eram as imaginações de homens. (http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/07/estudo-biblico-fabula.html).

Apesar da advertência dos apóstolos, muitas pessoas ou não levaram sério ou simplesmente esqueceram os avisos, o fato é que vivemos em nossos dias um crescente ateísmo da população mundial, e é claro podemos acompanhar isso no nosso circulo de conhecimento, nossos familiares, amigos e conhecidos, e mesmo que muitos digam que essa descrença em Deus é fruto materialismo reinante no nosso mundo capitalista, acredito que o grande semeador da incredulidade crescente é a maneira mítica que Deus e o seu evangelho têm sido apresentados.

Tem sido apresentado um evangelho fantasioso de lendas e heróis sofredores ou super poderosos que têm poderes mirabolantes, que ordenam e determinam, muitos que usam o nome de Deus para usurpar da boa fé das pessoas.
 Infelizmente essas e outras fábulas estão afastando as pessoas do verdadeiro evangelho, da verdadeira palavra de Deus, e certamente esse é o grande problema, as pessoas não conhecem a palavra de Deus. 
Aqueles que manipulam a Bíblia para proveitos pessoais, só o fazem, porque a grande maioria das pessoas são quase que totalmente ignorantes no que diz respeito a palavra de Deus.

O evangelista João nós adverte que se conhecermos a verdade, essa verdade nós libertará (João 8:32), se você estiver aprisionado pelos grilhões da incredulidade, decepcionado com os desmandos dos chamados”representantes de Deus”, e cada vez mais descrente das fábulas humanas, volte-se para Deus e o verdadeiro evangelho, que está apresentado de maneira clara e verdadeira na sua palavra.

Que Deus nos abençoe.
Sebastião Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário