terça-feira, 1 de março de 2011

Distúrbios daTireóide

A glândula da tireóide pesa apenas 12 gramas, mas pode deixar seu organismo bem bagunçado se não estiver em pleno funcionamento, ela tem o formato de uma borboleta, fica na base do pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão e controla o metabolismo de todo o corpo.
A tireóide produz os hormônios T3 e T4, que são responsáveis pelo controle do peso, quando eles são produzidos em quantidade muito menor ou bem maior que a normal, surgem doenças, o principal alvo são as mulheres, que engordam ou emagrecer demais sem qualquer motivo aparente.
Que o diga a atriz Claudia Raia, a Donatela de “A Favorita”. No início dos anos 90, antes de descobrir o problema, Claudia chegou a pesar 11 quilos a mais do que hoje. “Tirei seis nódulos e só tenho 20% da glândula em funcionamento", conta a atriz, diariamente, Claudia Raia toma remédios para repor os hormônios que a tireóide deixou de fabricar, a maioria das doenças da glândula pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia, no entanto, é muito importante detectar os nódulos o mais cedo possível.
Conheça os dois problemas que acontecem com a tireoide.
HIPOTIREOIDISMO
A tireóide preguiçosa pode ser bastante prejudicial para sua saúde, esta condição acontece quando a glândula produz hormônios em quantidade menor do que a necessária, assim, o organismo funciona mais lentamente, e os quilinhos extras se acumulam, o mal atinge dez vezes mais as mulheres do que os homens.
 
Causas

Congênita: O bebê nasce com ausência parcial ou total da glândula. O problema pode ser identificado pelo teste do pezinho. Se não for diagnosticado a tempo, pode causar retardo mental.

Carência de iodo: Esse mineral está presente em alimentos como sal, peixes marinhos e frutos do mar. Também é encontrado em carnes e verduras, mas em concentração menor.

Tireoidite de Hashimoto (autoimune)

O corpo produz anticorpos que destroem a própria tireóide. Em geral, as vítimas são mulheres com mais de 30 anos.

Sintoma: Ganho de peso mesmo fazendo dieta, queda de cabelo, unhas fracas, pele seca, sonolência, desânimo, depressão, retenção de líquido e prisão de ventre.

Quando se manifesta: Aparece com grande frequência em mulheres na menopausa. Mas pode surgir em qualquer época da vida.

Tratamento: Consiste em repor com remédios o hormônio que a tireóide deixou de produzir. Os sintomas costumam desaparecer com o tratamento, mas os médicos alertam: avaliações devem ser feitas a cada seis meses. Há casos em que é necessário fazer a cirurgia para remover os nódulos ou partes da glândula.
HIPERTIREOIDISMO
Fique atenta à perda de peso acelerada. A doença se manifesta quando a tireóide fica “acelerada” e produz hormônios em excesso. Com isso, o metabolismo fica muito rápido e a pessoa perde peso de maneira muito rápida, o que não é nada saudável.

Causas: O motivo mais comum é um mal hereditário chamado Doença de Graves (pronuncia-se "greives"). Essa doença estimula a produção de hormônio de modo exagerado. Outra causa pode ser um tumor ou uma inflamação, causados por alguma infecção viral, ou ainda o consumo excessivo de alimentos que são ricos em iodo.
Sintomas: Perda de peso, tremores nas mãos, nervosismo, queda de cabelo, intestino solto, fraqueza muscular, transpiração em excesso, insônia, palpitações, taquicardia. Os olhos podem ficar saltados e arregalados.
Quando se manifesta: Geralmente em pessoas com idade mais avançada.
Tratamento: A recomendação dos médicos endocrinologistas costuma ser o uso de medicamentos por cerca de um ano. O remédio interrompe a produção excessiva dos hormônios. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma cirurgia ou a aplicação de iodo radioativo para destruir parte da tireóide.
Ilustrações feitas por Sebastião Sena.

Artigo de Luciana Magalhães.
Profissional de Educação Física - CREF G/ES 1227 - Vitória, ES

http://www.bancodesaude.com.br/user/1360/blog/disturbios-tireoide

Nenhum comentário:

Postar um comentário