terça-feira, 19 de outubro de 2010

Martin Luther King, Chico Mendes, F.Gomes, Sonhos Possíveis


Martin Luther King foi um pastor protestante e ativista político norte- americano, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo, se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, Luther King foi assassinado no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
 E qual era o sonho do Pastor King? "Eu Tenho Um Sonho" (título original em inglês: "I Have a Dream") é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo Dr. Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos, a maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei norte-americana com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).
Sua voz foi calada, mas o seu sonho permaneceu vivo, e a prova disto é um negro na cadeira presidencial norte-americana.
 Chico Mendes (nome completo: Francisco Alves Mendes Filho) foi um dos mais importantes ambientalistas (pessoas que lutam em defesa da preservação do meio ambiente) brasileiros. Nasceu na cidade de Xapuri (estado do Acre) no dia 15 de dezembro de 1944. Trabalhou na região da Amazônia, desde criança, com seu pai, como seringueiro (produzindo borracha). Tornou-se vereador e sindicalista.
Chico Mendes ingressou nas lutas sindicais e em defesa da preservação da floresta e da vida, e isto desagradava muita gente, pessoas que queriam explorar as reservas florestais sem nenhuma forma de preservação e para isto usando verbas federias e dinheiro advindo de bancos internacionais, que intentavam preservar a Amazônia, mas, esse dinheiro era usado para engordar as contas bancarias de poucos em detrimento de muitos.
 E Chico não aceitava, nem se acomodava com essa situação, por isso bradou, e bradou alto, tão alto que o seu grito rompeu as fronteiras do Brasil e mobilizou as autoridades mundiais para as questões da floresta Amazônica, e mesmo quando no dia 22 de dezembro de 1988, Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa deixando a esposa, Ilzamar Mendes e dois filhos pequenos Sandino e Elenira, nem mesmo o chumbo da escopeta de um infame assassino foi capaz de sufocar o sonho daquele velho seringueiro, por isso mais de vinte anos se passaram, mas sempre que conquistas são alcançadas em defesa da vida, o nome de Chico Mendes é novamente lembrado.
F.Gomes Recebe Homenagem

Francisco Gomes de Medeiros, 46 anos (F. Gomes), respeitado e um dos ícones do rádio caicoense há 22 anos.(Caicó-RN)
Jornalista com passagem pelos jornais Gazeta do Oeste, Tribuna do Norte e Diário de Natal, foi ganhador por duas vezes do prêmio estadual de jornalismo, promovido pelo Banco do Nordeste e ficou entre os quatro melhores colocados no Brasil, na categoria rádio, no prêmio IGE de Jornalismo, com destaque de uma reportagem sobre educação.
F.Gomes e companheiros de Trabalho

F.GOMES, trabalhou na Rádio a Voz do Seridó por um bom tempo, depois, Rádio Rural de Caicó, atualmente ele exercia a função de diretor de Jornalismo da Rádio Caicó-AM. 
Sempre rodeado de Amigo
 O Radialista onde trabalhou, teve como marca principal a busca pela verdade, mesmo que isto incomodasse muita gente, sempre cobrando das autoridades melhorias na segurança pública e batendo de frente muitas vezes com representantes do crime organizado, fazendo com que varias vezes fosse ameaçado, contudo, nunca se intimidou, e não se intimidou porque tinha um sonho, um sonho de um mundo sem violências, sem drogas, sem injustiças, pode parecer utopia, mas, era o sonho de “F”, e acredito que aqueles projeteis disparados de forma covarde em um homem indefeso, sentado a porta de sua casa, podem ter silenciado a voz marcante do grande radialista, mas certamente o seu sonho não será esquecido nem apagado, caberá a cada um de nós lutarmos para que esse sonho seja realizado, como foi e está sendo o sonho de Martin Luther King, de Chico Mendes e queira Deus (e nos mobilizemos para tal) seja o sonho de F.Gomes, que foi bárbara e covardemente assassinado na porta de sua casa no dia 18 de Outubro de 2010, era casado e pai de três Filhos.
Esta é a imagem que queremos guardar do grande F.Gomes.Imagem de Alegria!

 Sebastião Sena.(Obs.As fotos aqui postadas foram adquiridas da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário