quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A medida da pressão arterial.

Esfigmomanômetro Riva-Rossi

Existem muitos erros envolvendo a medida da pressão arterial, conheço pessoas que acreditam ser possível aferir a pressão apenas com a palpação do pulso arterial e já presenciei até mesmo alguns médicos fazendo isso, para entender como é realizada a medida da pressão arterial e acabar de vez com os mal entendidos, é preciso conhecer a história por trás desta medida.
A pressão arterial foi medida pela primeira vez no século XVII pelo reverendo Stephen Hales que, ao colocar uma cânula na artéria carótida de uma égua, constatou que a coluna de sangue oscilava durante os batimentos do coração e que o seu nível variava com o comportamento do animal. Em 1828, Poiseuille conectou um tubo em U cheio de mercúrio à artéria de um cão e demonstrou que a pressão arterial oscilava a todo instante, influenciada por fatores como dor e repouso. Em 1856, o cirurgião francês Faivre, ao fazer uma amputação, conectou um manômetro de mercúrio à artéria femoral do paciente e registrou os níveis da pressão arterial.
A medida da pressão arterial em humanos sem procedimentos cirúrgicos só foi possível após 1896, quando o médico italiano Riva-Rossi inventou e desenvolveu um dispositivo chamado esfigmomanômetro, Riva-Rossi apresentou seu invento no Congresso Italiano de Medicina e seus estudos foram publicados na Gazetta Medica de Torino, no mesmo ano,consistia em utilizar uma bolsa elástica revestida com material inelástico que era colocada no antebraço do paciente e inflada, sendo que a este sistema acoplava-se um frasco cheio de mercúrio, este é o mesmo sistema que foi aprimorado e é utilizado até hoje. O russo Nicolai Korotkoff, em sua tese de doutorado, descreveu os sons ouvidos através do estetoscópio durante a medida da pressão arterial com o esfigmomanômetro, foi um grande progresso porque o trabalho de Korotkoff permitiu identificar as pressões sistólica (máxima) e diastólica (mínima), e possibilitou a aplicação prática da medida da pressão arterial juntamente com a utilização do estetoscópio, portanto quando se diz que a pressão é 12 por 8, significa que a pressão sistólica exerce uma força capaz de deslocar 120 milímetros de mercúrio dentro da barra e a pressão diastólica exerce uma força capaz de deslocar 80 milímetros de mercúrio. Portanto, a medida da pressão arterial necessita de um esfigmomanômetro de mercúrio (ou que seja capaz de reproduzir a pressão do mercúrio) e de um estetoscópio para ouvir os sons produzidos pela artéria após a sua oclusão com um manguito inflável. Se alguém aferir a sua pressão arterial sem estes instrumentos desconfie, pois a medida é meramente aproximada e não deve ser levada em conta. Exija sempre uma medida confiável.
Blog do Dr. Julio Cotta. Fisioterapeuta
http://www.bancodesaude.com.br/user/2738/blog/a-medida-pressao-arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário